O segundo dia da Suinfair 2024 foi mais um grande sucesso!
À tarde, as portas do evento foram abertas aos produtores e profissionais da área para uma partilha de conhecimento. Abrindo o seminário, João Leite/Presidente da ASEMG e Diretor Financeiro da Assuvap/Coosuiponte e Paula Gomides/Gerente Geral da Assuvap e Coosuiponte, mediaram o painel "Cooperação é a alma da prosperidade", focado em valorizar o papel das cooperativas na suinocultura. Leandro Reis/Gerente Comercial da Suinco; José Hélio Araújo, um dos idealizadores da Coosuiponte e cooperado desde seu surgimento e Vladimir Fortes/Diretor Comercial Coosuiponte, destacaram a importância estratégica da cooperativa, não apenas como facilitadora de negócios, mas como promotoras de segurança e competitividade para os produtores. A Coosuiponte, fundada com o propósito de fortalecer a economia local, tem sido crucial no desenvolvimento da região do Vale do Piranga, oferecendo mas soluções integradas que impulsionam o setor. A cooperativa faz parte da história da suinocultura independente do Vale do Piranga Mineiro atravessa várias gerações de produtores.
Sustentabilidade
Na sequência da programação, o painel "Sustentabilidade: um desafio de gestão, produtos, fornecedores e indústria" recebeu Sheila Guebara/Diretora de Sustentabilidade da Seara Alimentos como mediadora para um rico debate que envolveu importantes nomes para a nossa suinocultura, como Charli Ludtke/Diretora Técnica ABCS; Patrícia Morari/Presidente da Assuvao na gestão 2012/2013; Felipe Polesca/Produtor Rural e Lucas Vasconcelos/proprietário do grupo Colmeia Yagro, na cidade de Uberlândia.
O grupo debateu profundamente sobre o ESG, destacando como as decisões de sustentabilidade do varejo influenciam diretamente os produtores e a necessidade de ser dinâmico quando se trata de adaptar-se às mudanças.
Na oportunidade, o case de sucesso "Monitoramento das Águas", promovido pela Assuvap e Coosuiponte, foi trazido por Morari, mostrando o quanto nossa suinocultura, ainda em 2012, foi muito a frente de seu tempo e se propôs a monitorar as águas da Bacia do Rio Doce para analisar os impactos da suinocultura no meio ambiente, especialmente o leito do rio – o que evidenciou a responsabilidade ambiental da suinocultura na região. Houve o acompanhamento dos resultados das coletas em áreas urbanas e rurais com o comparativo do impacto ambiental causado por cada uma destas áreas; e o resultado comprovou que a suinocultura não é a responsável pela poluição das águas da bacia fluvial da região.
Lucas complementou o painel abordando a importância da gestão de pessoas na suinocultura, enfatizando que investir no bem-estar dos colaboradores contribui diretamente para resultados econômicos positivos. E Felipe fechou o encontro chamando o público presente a assumir o compromisso de assumir uma visão sistêmica quando a pauta é sustentabilidade.
Empreendedorismo
No terceiro painel, mediado pelo consultor de mercado Alvimar Jalles e por Paula Gomides, empreendedores como Tito/Diretor Presidente do Conselho de Administração do Frigorífico Saudali, Alber Rezende/Sócio Proprietário do Grupo Frigosol e Arlindo Melo/Proprietário da Fazenda Arapé, compartilharam suas experiências no desenvolvimento da carreira no setor suinícola, enfatizando a importância do planejamento e do autoconhecimento do negócio para o sucesso e sustentabilidade a longo prazo.
Sucessão familiar chamou a atenção do público
A Suinfair 2024 encerrou o seu seminário com a palestra inspiradora de Ricardo Ribeiral/ Diretor da Agroceres Multimix e Presidente da Sindirações sobre sucessão familiar, ressaltando a importância de preparar as novas gerações para os desafios e oportunidades do mercado suinícola. Ribeiral teve toda a concentração do público voltada para si, compartilhando sua história, suas experiências a importância de uma postura adequada ao ambiente profissional/familiar.
A feira abriu os estandes para visitação às 18h40 e contou com a presença de mais de 800 pessoas trocando informações, fechando negócios e fazendo networking. O evento reafirmou o compromisso do setor com a cooperação, sustentabilidade e inovação, promovendo um futuro promissor para a suinocultura nacional.